domingo, 17 de março de 2013

Pocket Park (parque pequeno ou parque de bolso)


São espaços urbanos que segundo o considerado criador do projeto - Thomas Hoving - tratava-se de locais inseridos na cidade que serviam como oásis em meio ao ritmo frenético das megalópoles. Uma sala de estar ao ar livre.  Teve o seu primeiro exemplar construído no ano de 1967: o PALEY PARK, 53RD Street, NYC; construído pelos arquitetos Roberto Zion e Haroldo Breen. 
Paley Park, queda d'água ao fundo


Não são grandes parques, o que proporciona um bem estar agradável e aconchegante. Em geral estão em áreas históricas demolidas ou em áreas remanescentes. Têm acesso à rua para que os pedestres passem e sintam-se atraídos a entrar. No parque também consta uma pequena edificação, com preços acessíveis e boas opções de alimentação.
Foram construídos com o intuito de serem cercados e fechar quando não se está em uso.
Os pockets, em sua maioria, têm uma iniciativa privada e os próprios visitantes são convidados a serem sócios e ajudar a manter o equipamento.


Água: um dos elementos primordiais do pocket park é presença de ÁGUA.  Ela proporciona um foco para parque e o barulho da queda pacifica e cria um ambiente de privacidade para aqueles que frequentam o pequeno parque.
















Espaço de permanência: é importante prover mesas e cadeiras soltas pelo lugar, para que os visitantes sintam-se à vontade e tenham controle sobre onde desejam permanecer.










Edificação: fornecer alimentação para os transeuntes permite que o parque seja visitado durante os intervalos de trabalho, já que se encontra em áreas adensadas das cidades. Servem também como ponto focal convidativo.


Área verde: plantas em geral também são elementos do pocket. Arvores de pequeno porte permitem uma melhor ambientação e, também, que a luz do sol incida o parque.













TOMANDO NOTA: Criar dois modelos diferentes de pocket park contendo uma edificação que abriga um café. Dentro do volume é preciso dispor um balcão para atendimento. O PARK SÓ POSSUI UM ACESSO, vale salientar. Quanto aos espaços de permanência serão 02 (dois): um para contemplação do park; outro, dar apoio ao café caso os visitantes prefiram ficar ao ar livre. Demarcar espelho d’água usando desnível.


 Traçado regulador:
 
                
 










Base/terreno:


 
Volume: 



PRODUTOS DO TRABALHO

Para próxima aula levar:
  v  Estudos de casos com diferentes traçados no espaço aberto – (dos dois modelos que forem criados);
  v  Estudos em Planta Baixa e Corte na escala 1/200;
  v  Maquete tridimensional na escala de 1/100.


postado por: Ewerton Valgueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário