quarta-feira, 13 de março de 2013

Primeiro tema: Espaços Urbanos

ESPAÇOS ABERTOS (ruas de pedestres, praças, parques...), primeiro tema da cadeira de PA2. Foi pedido que se pesquisassem espaços abertos com um ou mais objetos arquitetônicos inseridos. Além da edificação, poderiam estar presentes elementos como septos, condutores e indutores, diferenças de piso, espelho d’água, vegetação, mobiliária, partido arquitetônico e ponto(s) focal(ais).
Mas a tarefa principal era definir : espaço de permanência, espaço de passagem, acessos, hierarquia de vias e inserir esses conhecimentos (adquiridos no estudo de caso) numa maquete no tamanho A3.
É importante frisar que a ideia primeira das professoras era solicitar a entrega do trabalho final num banner. No entanto, devido aos desentendimentos no período dos assessoramentos, o banner foi substituído pela maquete junto com o volume escrito e encadernado.  

P.s.: Todos os volumes que foram entregues serão unidos ( formando um volume único) e ficarão disponíveis para consulta.


Aí vai uma revisão geral do que foi visto em sala (Conceitos fundamentais):


Ponto Focal: Elemento central de um espaço aberto (parque, jardim, praça, entre outras coisas). Pode ser desde uma escultura a uma construção que dá início ao parque/praça ou que esteja muito unida ao entorno do espaço.







Linha de força: É o traço inicial de um projeto, a linha que inicia o traçado regulador.

Traçado regulador:  Traçado que define as formas geométricas que dão origem ao projeto.
 

Elementos de Indução: São aqueles que fazem os transeuntes entrarem no espaço. Pode ser o próprio ponto focal, um diferente uso do piso, seja em material ou formal. De modo simplificado, é tudo aquilo que ''chama'' os transitantes para dentro do espaço, da uma sensação de convite.




No caso do segundo espaço, o elemento de indução é o próprio desenho do acesso, que é propositalmente mais largo que o espaço de passagem.


Elementos de Condução: São os elementos que marcam um caminho, em espaços abertos, costumam ser árvores alinhadas, árvores de grande dimensão que não possuam muita "massa" (como as mangueiras ou figueiras), sendo mais usadas as palmeiras imperiais, coqueiros, ou pequenas árvores podadas, o que vai depender do modelo da praça ou parque. é possível que se use também postes delgados alinhados. 




Caminhos: Caminhos são áreas pré definidas para passagem de um lado para o outro, demarcada por um piso diferente, pavimentado, ou apenas sugerido por um elemento de condução, como as árvores ou os postes.

Percurso: Os percursos são variados, muitas vezes são abertos a vontade das pessoas que passam por aí, podendo ser por cima da grama ou demarcada por grades que impedem essa passagem. Caminhos são definidos por áreas pavimentadas, percursos estão à escolha, essa é a diferença básica.
 

Na foto, o percurso está marcado na cor roxa e o caminho, na cor amarela


Acessos: São as formas de entrar nesse espaço aberto, encontra-se geralmente, no nível mais baixo, se houver diferença de níveis, porém, o que não impede que haja um desnível inferior. Os acessos podem ser ilimitados, se a área encontra-se totalmente aberta aos transeuntes. 



Espaços de permanência: São locais onde as pessoas costumam se acomodar para diversas atividades. Pode ser um restaurante, um café, um parquinho infantil,  uma quadra, etc. Os próprios pontos focais, dependendo do caso,  pode ser um espaço de permanência, e geralmente são, como é o caso das primeiras duas imagens.

Septos: São elementos que definem um espaço de passagem, e,  muitas vezes, ajudam a moldá-lo. No caso da imagem a seguir, o grande septo vermelho foi utilizado para ligar os equipamentos do espaço e para moldar o espaço de passagem em cinza.
 




----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




volume escrito

maquetes





OBS.: Pra quem tem dúvidas sobre a questão do traçado que as professoras falaram em sala de aula, e que foi visto no semestre anterior, esse é um bom site para dar uma revisada geral
https://dspace.ist.utl.pt/bitstream/2295/1087529/1/Exercicio%203%20-%20Apontamentos.pdf  

Postado por: Brunna Renata Nóbrega

Nenhum comentário:

Postar um comentário